terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Complexo de Histocompatibilidade Principal.


A resposta imune adquirida é mediada pelos linfócitos, em especial os linfócitos T. Mas para que esta reação seja deflagrada é necessário que os linfócitos T reconheçam os antígenos. Isto porque estas células não podem, como fazem os anticorpos, reconhecer diretamente os antígenos dispersos no sangue ou na linfa. Os antígenos precisam ser apresentados aos linfócitos T e esta tarefa é executada por moléculas, glicoproteínas, localizadas na membrana das células, que derivam de genes pertencentes a uma região ou locus designado como complexo de histocompatibilidade principal (MHC).
Esta apresentação significa criar a condição para que as partes de seqüência do antígeno possam interagir com um receptor localizado na membrana do linfócito T conhecido como TCR. Esta interação, molécula do MHC - antígeno - TCR, promove a ativação destas células e a conseqüente resposta imune mediada por elas.
Estas moléculas são pertencentes a duas classes: moléculas do MHC de classe I e moléculas do MHC de classe II; e apresentam peptídeos e diferentes subpopulações de linfócitos T, CD4+(auxiliares) e CD8+(citolíticos). As moléculas do MHC humanos são chamadas antígenos leucocitários humanos(HLA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente as postagens, sua opinião é muito importante para nós